segunda-feira, 2 de novembro de 2015

✿ Ácaros


Oi meus amores!!!

Hoje vim falar de um assunto muito importante!!! Sim esses terríveis bichinhos microscópicos que vivem nas nossas camas, travesseiros, tapetes, cortinas e demais...

Não o vemos mas com certeza estão lá e não nos fazem bem, principalmente para quem tem criança ou bebe em casa, são grandes causadores da alergia respiratória.

Infelizmente nunca conseguiremos exterminá-los das nossas vidas mas podemos tomar alguns cuidados para diminuir a proliferação dos mesmos. Caso  você não tenha costume de tirar pó de casa, bater os lençóis, expor ao sol de vez em quando, lavar cortinas e tapetes além da roupa de cama que deve ser lavada uma vez por semana, saiba que você tem 100 ácaros por grama de poeira!



Eles se proliferam principalmente em nossas camas, lugar preferido deles! Quanto maior a umidade maior a reprodução deles e passamos a umidade dos nossos corpos para a cama, por isso é praticamente impossível acabar com eles definitivamente, por isso é importante colocar as roupas de cama ao sol.

Há quem pense que esses cuidados são exagerados, mas se essas pessoas tivessem olhos de microscópio entenderiam do que estamos falando.Vamos aos cuidados:

Na cozinha

Pano de prato: eles costumam carregar muitas impurezas, pois além de servir para secar a louça, secam as mãos e ainda podem acumular a poeira da cozinha. Nunca deixe o pano molhado e embolado, pois isso favorece a proliferação de bactérias. Uma dica é ter mais de uma peça na cozinha. Uma delas, exclusiva para as louças e utensílios. Depois disso, estenda no varal para secar. Troque as peças mais de uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeira

Toalha de mesa: deixá-la sobre a mesa, após as refeições é uma péssima ideia. Sobre a toalha recaem todas as impurezas do ar. Outro cuidado é não guardar a toalha suja ou molhada, pois isso aumenta a reprodução de micro-organismos. Se sujou, está na hora de trocar.

Pia de louças: a troca da esponja e do paninho de secar deve ser periódica. "Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar", completa o infectologista Milton Lapchik. Além de acumularem gordura, eles são foco de bactérias pois acumulam fragmentos de alimentos. A dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente, e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo.


No banheiro 


As toalhas, de banho ou de rosto, sofrem com duas situações: quando estão secas, acumulam poeira. E se ficam úmidas por muito tempo, também podem acumular bactérias e fungos. Além disso, como é usada por várias pessoas acaba tornando-se em um meio de transmissão desses micro-organismos. Em casa, a dica do especialista é de trocar as toalhas sempre que se encontrarem sujas ou que impossibilitem a limpeza correta. Mesmo se estiverem secas, procure deixá-las estendidas e não jogadas no quarto ou no banheiro para não acumular ácaros.

Na sala




Tapetes e carpete também podem ser uma ameaça para a saúde, principalmente para o sistema respiratório. Dependendo do material utilizado na confecção, o próprio tecido pode desencadear alergias, ao soltar fiapos minúsculos no ambiente. Mas o que geralmente provoca reações alérgicas são os elementos que se depositam nele, como poeira, ácaros e pelos de animais. Segundo a pediatra Elza Yamada, o ideal é retirar os resíduos diariamente para que não haja o acúmulo. "Utilizar produtos adequados duas vezes por semana, além da limpeza diária, podem garantir um local limpo e sem riscos de ocasionar processos alérgicos", enfatiza a pediatra. Portanto, não esqueça de:

Manter a sala sempre arejada e ensolarada
Limpar a mobília com pano úmido com frequência superior a uma vez por semana
Aspirar o sofá, tapetes e carpetes, além de passar pano úmido no piso periodicamente
Aspirar as cortina uma vez por semana. Em caso de cortinas de tecido leve, lave-as a cada 15 dias no máximo.

No quarto 


Quando mal conservados, os lençóis, travesseiros, colchões e cobertas são verdadeiros depósitos de micro-organismos, causadores de alergias. Eles podem reunir ácaros, poeira e até células mortas do corpo. Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade dessas partículas alojadas no local. Segundo Elza Yamada, colchões e travesseiros de quem já tem pré-disposição para alergias precisam ainda mais de cuidados. "O ideal seria lavar as roupas de cama com frequência e colocar o colchão, travesseiros e edredons para tomar sol", explica a pediatra.



Cuide também caso tenha animais em casa, devemos ter o cuidado de dar banho a cada duas semanas, limpar a pata deles quando retornam da rua com sabão neutro ou com um lenço umedecido e sempre aspirar os lugares em que eles ficam (caso fiquem dentro de casa).


Solução caseira acaricida
Para eliminar o ácaro, há uma receita indicada pelo alergista Clóvis Galvão que pode ser aplicada com uma escova ou pano em persianas, sofás, cortinas e carpetes, por exemplo. Veja abaixo como prepará-la:
- Misture 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água
*Essa receita pode reduzir em 87% o número de ácaros.

Bom meus amores, espero ter alertado a todos e que possamos cuidar bem da nossa saúde!!!

Beijos Caprichados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário